Littleroot Town
Siga para seu quarto para acertar o relógio. Feito isso vá à casa do seu rival e você verá uma pokéball tente pegá-la e seu rival virá falar com você. Depois siga para salvar o Prof. Birch que está sendo perseguido por um Zigzagon. Aqui você escolhe o pokémon para lutar contra o Zigzagon, e esse pokémon será seu inicial.
Oldale Town:
Você não tem nada a fazer aqui a não ser pegar algumas potions e comprar algumas pokeballs a mais no PokéMart (mais tarde). Mas você não pode ir para a próxima cidade. Então vá para o note e enfrente seu rival. Agora volte para Litlleroot e fale com o Prf. Birch e ganhe a pokédex e algumas pokéballs. Agora você ganhará os Running Shoes de sua mãe. Então pegue alguns pokémons, vá para esquerda em Oldale, e vá para Petalburg.
Petalburg City:
Aqui está o Ginásio de seu pai. Entre e converse com ele, ele lhe dirá que você tem que se tornar mais forte e pegar primeiro quatro insígnias para enfrentá-lo. Um garoto chamado Wally irá entrar e seu pai vai pedir para você verificar se ele consegue pegar um pokémon apropriadamente. Depois disso antes de sair da cidade um homem chamado Scott aparecerá (ele vai aparecer sempre que você ganhar uma insígnia a partir de agora).
Agora siga para a cidade de Rustboro passando pelas Petalburg Woods. Lá você encontrará um homem que virá falar com você e logo aparecerá um membro da equipe AQUA e irá lutar com você (Pochyena lv. 9).
Tenha um pokémon acima do level 10 e você o vencerá facilmente. Depois de vencer, o homem lhe dará uma Great Ball. Continue. No caminho você terá sua primeira batalha 2 vs 2. Siga até chegar a Rustboro.
Rustboro City:
Vá para o Pokémon Center, para curar seus Pokémons. Ao lado dele há uma casa onde um Homem lhe dará o HM 01 ¿ Cut, mas você precisa ter a primeira insígnia. E como o próximo ginásio está nesta mesma cidade (e não oferece dificuldade alguma), vamos a ele.
Ginásio de Rustboro:
Para este Ginásio, os Pokémons de água, grama e lutador têm muita vantagem. Evite os do tipo Inseto, fogo e normal. Quanto mais golpes especiais (baseados em elementos), melhor. Ao vencer, ganhe o direito de usar Cut fora das batalhas e cortar certas árvores. Ao sair do Ginásio, aquele homem que te deu a Great Ball que na verdade é da Devon Corp, será roubado, siga-o e ele pedirá sua ajuda.
Vá até a caverna na Route 116 e enfrente um membro da Equipe Aqua (Pochyena lv11) para salvar o wingul (pecko) do velho marinheiro que estava na porta de fora da caverna. Volte para a cidade e você receberá do dono da Devon Corp. a PókeNav. Porém, você terá de fazer duas entregas.Quando você sair da Devon Corp. um cientista virá e te mandará ligar de sua Pókenav (que agora tem essa propriedade. Mesma coisa que o celular na pokégear das versões G/S/C). A primeira encomenda é uma carta para Steven, o filho do dono da corporação. Volte para a praia entre Petalburg e Rustboro, mas antes de sair de Rustboro você encontrará novamente com seu rival.
Daí siga para a casa naquela praia e fale com o velho marinheiro do qual você salvou o wingul, e você será levado para Dewford Town.
Dewford Town:
Primeiro, fale com o homem na casa perto do barco para ganhar a Silk Scarf. Depois fale com o homem dentro da última casa, abaixo e a direita para ganhar a Old Rod.Agora que você chegou na cidade, siga para o ginásio.
Ginásio de Dewford:
Contra Pokémons lutadores, as melhores opções são os pokémons psíquicos. Pokémons voadores também são uma boa idéia nessa batalha. Finalize as batalhas rapidamente para evitar contratempos. Ganhe o direito de usar Flash fora das batalhas. Após mais uma insígnia, siga para a Granite Cave.
Granite Cave:
Fale com o homem na entrada e pegue o HM 05 -Flash. Siga em frente e explore a caverna até encontrar Steven e entregar-lhe a primeira encomenda e também receber o TM 47 que contém Stell Wing. Volte para Dewford, pegue o barco novamente e siga para Slateport.
Slateport City:
Na praia, batalhe para ganhar experiência e vá naquela casa. Lá batalhe com os treinadores e fale com o dono para receber itens de recuperação. Vá ao Pokémon Center, mas no caminho verá um monte de membros da Equipe Aqua na porta do museu. Vá até a grande construção cheia de barcos do lado de fora. Fale com Dock, que está vendo alguns projetos e então volte até o museu. Você verá um monte de membros da Equipe Aqua no museu. Um deles te dará o TM 46- Thief. Encontre o Capitão Stern no segundo andar, faça sua entrega e enfrente dois membros da Equipe AQUA (carvanha lv 15 e o outro têm um zubat lv 14 e outro carvanha lv 14). Não será muito difícil vencer se você tiver um pokémon no level 20. Aqui Scoot virá convencer novamente. E se você tentar entrar no que seria o antigo contest verá que agora é um Battle Tent (o único pokémon contest do jogo está em Lylicove). Hora de parar com as entregas. Antes de sair, compre um Habor Mail no PokeMart de Slateport. Siga para Mauville. No caminho Prof. Birch virá para lhe falar algo, mas não é nada de importante. Vai ter também a Trick House. Lute com seu rival mais uma vez e ganhe o Itemfinder. Agora você pode seguir livre para Mauville
.
Mauville City:
Logo que chegar, entre na primeira casa e entregue o Harbor Mail para a menina e ganhe a Coin Case. Depois vá na casa do lado do PokéMart e pegue o HM 06 - Rock Smash. Vá até a loja de bicicletas e escolha entre um dos dois modelos. Batalhe contra Wally e Scoot virá novamente. Depois do falatório entre no Ginásio.
Ginásio de Mauville:
Libere as cercas elétricas e vá avançando até chegar ao líder do Ginásio. Use Pokémons terrestres contra os Pokémons elétricos. Todos os Pokémons iniciais ajudam aqui: Treecko resiste à eletricidade, Mudkip se torna um híbrido água/terrestre quando evolui e Torchic pode usar suas técnicas de fogo nos tipos elétrico/metal. Cuidado com os golpes que paralisam. Ganhe o direito de usar Rock Smash fora das batalhas. Acabando com suas obrigações, siga para a esquerda em direção a Vendanturf. No caminho você também encontrará o Day Care Center.
Vendanturf Town:
Nada de mais, apenas use a habilidade Rock Smash na caverna para liberar caminho entre Vendanturf e Rustboro, conseguindo, assim, o HM 04 - Strength. Volte para Mauville e siga para o norte para Fallabor. No caminho tem a família Winstrade e, no Mt. Chimney, você vai encontrar o Cable Car onde terão dois membros da Equipe Magma na frente impedindo a passagem. Quando passar da caverna fale com o garoto perto da arvore para ganhar o TM 43 que tem o Secret Power para você fazer suas bases secretas. Na rota para a cidade, você encontrará uma chuva de cinzas e um cara numa casa vai te dar o Soot Sack para pegar cinzas e trocar por itens. Agora, para Fallarbor.
Fallabor Town:
Chegando aqui você não terá nada pra fazer agora a não ser falar com Lannete à mulher que está na frente do PC do Centro pokémon para que seu PC de pokémons ganhe umas propriedades a mais. Agora siga para a esquerda e vá pela parte rochosa até achar a entrada de Meteoro Falls
.
Meteoro Falls:
Aqui você encontra a Equipe Magma tentando roubar um meteorito. Então, a Equipe Aqua chega, se mostrando como os mocinhos da história, mas mesmo assim eles fogem com o meteorito. Após isso, siga para o mesmo caminho que eles (de volta para Fallabor) e continue até voltar ao Cable Car que não está mais com os dois Magmas no caminho. Então suba e vá para o Mt. Chimney.
Mt. Chimney:
Vá até o topo da montanha com o Cable Car e encontre as duas equipes se enfrentando. Enfrente alguns membros da Equipe Magma e, depois, o líder dos Magmas.
Líder da Equipe Magma:
Derrote-o e o líder dos Aqua. Ele virá e falará com você, mas não é nada demais. Depois disso todos fugirão. Pegue o meteorito, para mais tarde devolvê-lo para Cozmo, em Fallabor. Agora o caminho que estava sendo bloqueado pelos dois rivais de equipe estará livre e você poderá descer até Lavaridge. Enquanto estiver descendo você verá um Magma de frente para uma parede. Lute com ele, mas lembre bem desse exato local. Você verá o por que disso depois. Continue seguindo Para Lavaridge.
Lavaridge City:
Fale com a mulher em frente á fonte térmica e pegue um ovo com, para chocar em um Wynaut a pré-evoluçao do Wobuffet. Agora ao ginásio
Ginásio de Lavaridge:
Vá seguindo por entre os poços de água termal, entrando em um e saindo em outro. Mais adiante, alguns treinadores irão sair dos poços se esse for o que não lhe servira. Decore as entradas e saídas e encontre seu caminho até o Líder de Ginásio. Tente levar pokémons aquáticos(se tiver começado com o Mudkip, melhor ainda).
Quanto mais golpes aquáticos, melhor será seu desempenho, ainda mais se forem fortes. Evite tipos planta e metálico para não ter contratempos. Ganhe o direito de usar Strength fora das batalhas. Saindo do Ginásio, encontre seu rival e pegue com ele o Go-Googles, podendo agora visitar o deserto. . Passe por lá antes de voltar, para pegar um dos fósseis de Pokémons pré-históricos numa Torre de areia logo na entrada sul do deserto (mas para isso você precisará da Mach Bike. Você terá de ir até o topo passando com a Mach Bike pelo chão quebradiço). Quando chegar no topo você só poderá pegar um deles, e quando fizer isso você cairá da torre e ela desmoronará enquanto o outro será tragado pela areia (veremos com mais detalhes depois). Suas escolhas são um Root Fóssil (revivido em um Lileep pedra/grama) ou um Claw Fóssil (revivido em um Anorith pedra/inseto). Escolha um (mas isso não terá importância pois depois de você vencer a liga você poderá pegar o outro). Agora vamos enfrentar um longo caminho até Petalburg. Volte para Malville. De lá ao invés de seguir para o sul para ir até Slateport vá para a esquerda seguindo para Verdanturf. De lá passe pela caverna que você desbloqueou e vá para Rustboro. Já encurtou muito o caminho pra quem ia dar a volta por Slateport e Dewford. Então passe pela floresta e volte para Petalburg agora que Você já tem 4 insígnias.
Petalburg City:
Lembra-se que seu pai é o líder de Ginásio aqui e você só poderia enfrentá-lo quando estivesse mais forte? Pois esta é a hora...
Aqui, existe uma série de salas a escolher, onde os treinadores usam diversos tipos de itens que aumentam as habilidades dos Pokémons nas lutas. Faça seu caminho até Norman por entre as salas. Contra Pokémons normais, nem tente usar Pokémons Fantasmas. Vá com Pokémons Lutadores e tudo será resolvido rapidamente. Quando ganhar, consiga o direito de usar Surf fora das batalhas.
Logo após a batalha o Pai de Wally virá , te levará até sua casa e lhe dará o HM 03 - Surf. Automaticamente ensine a técnica a um Pokémon de sua preferência para poder viajar pelas águas. Volte a Mauville (lembre-se de usar bastante a nova habilidade) e de lá, você usará Surf para chegar ao Weather Institute, mas primeiro, você poderia ajudar Wattson a recuperar a energia reserva da cidade? Vá até o lugar chamado New Maville, desligue a máquina e pode seguir viagem.
Weather Institute:
Alguns membros da Equipe Aqua estão causando problemas aqui e tem 2 no caminho da ponte. Entre no prédio. Derrote os primeiros do andar de baixo e suba. Acabe de derrotar o resto até chegar na líder.
Aqua Admin
Acabe com ela também e ganhe um Castform dos pesquisadores daqui. Esse Pokémon especial muda de forma conforme o clima onde você está. Aproveite para descansar seus pokemons dormindo na cama no primeiro andar do prédio. Agora os Aquas não estarão, mas no caminho siga então para Fortree, tendo antes que batalhar contra seu rival. Ao derrotá-lo, ele lhe dará o HM 02 - Fly. Scoot chega e te fala algo (como sempre nada de importante).
Fortree City:
Por enquanto, você não pode ainda acessar o Ginásio local, pois algo bloqueia sua entrada. Siga em frente até encontrar Steven novamente, em outro local onde você não pode avançar. Ele irá lhe perguntar se você está pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um Kecleon, revelado com o poder da Devon Scope. Aproveite para captura-lo se quiser. Ao derrotá-lo, você ganha a Devon Scope, que você pode usar para revelar outro Kecleon que bloqueia a entrada do Ginásio (porém esse você não poderá capturar pois ele foge).
Ginásio de Fortree:
Frite as penas dos Pokémons pássaros com um tipo elétrico. Evite insetos e golpes do tipo solo. Ganhe o direito de usar Fly fora das batalhas.Agora vá seguindo para Lilycove. Vá seguindo até a Rota 121 e você verá 3 membros da Equipe Aqua conversando e quando você chegar eles vão seguir até o MT. Pyre. Siga-os. Use Surf até o Mt. Pyre.
Dê a volta usando surf e entre no Buraco (entrada) que tem no lugar. Vá em frente e então entre na primeira porta da esquerda para sair do ¿prédio¿ e ir para fora. Vá subindo o monte e avançando até encontrar os Aquas. Vença todos até chegar ao líder, que está roubando a Red Orb, e fugindo. A velha lhe dirá que a Equipe Magma passou lá há algum tempo e tinha roubado a outra orb, a Blue Orb. É nessa parte que muitos jogadores das versões anteriores se enrolaram. A velha te dará o Magma Symbol. Você lembra daquele ¿exato local¿ que eu falei, naquela parte indo para Lavaridge? Então volte pra lá. Mas primeiro, siga para Lylicove, ou você vai ter que fazer o caminho todo de novo.
Esconderijo da Equipe Magma:
Agora siga até o Cable Car vá até onde ele te leva e de lá vá em direção a Lavaridge. Quando você chegar lá, a passagem se abrirá. Vá seguindo e derrotando os Magmas até encontrar um lugar onde está o líder. Porém... Além do líder lá está também o guardião Groudon... Quando você for falar com o Líder uma luz começará a crescer e então Groudon que até agora estava adormecido, vai despertar. Logo depois ele irá desaparecer. Lute com o Líder dos Magmas. Agora saia daí e vá para Slateport
.
Esconderijo da Equipe Aqua:
Quando chegar lá, o capitão Stern vai estar dando uma entrevista, quando de repente o líder da Equipe Aqua vai aparecer roubará um submarino. Agora vá para Lylicove. Você verá um monte de membros Aqua na cidade. Pode lutar com seu rival se quiser. Ele estará na frente da Loja de Departamentos. Agora vá para a praia e suba. Um Aqua estará bloqueando o caminho com alguns pokemons. Agora use surf e entre na caverna que está um pouco acima da praia. Esse é o esconderijo da Equipe Aqua. Explore o lugar se teleportando de um lugar para o outro com os teleportadores. Continue até chegar num lugar em que estará um Aqua virado para a água e quando você se aproximar ele verá você.
Aqua Admin:
Então batalhe com ele e quando vencer você verá a sombra do submarino fugindo de novo. A única maneira de pegar eles é achando um jeito de ir por debaixo d¿agua. Agora saia de lá pelo teleportador de baixo. Antes de sair de vez do lugar explore o local, pois lá esta uma das Master Balls que você encontrará no jogo. Siga em frente até encontrar uma sala com quatro pokéball no chão, duas delas são Electrodes, uma delas é um Nugget e por último, a Master Ball. Tenha certeza de que pegou a Master Ball. Agora saia e siga pelo oceano até Mossdeep. Vá seguindo para leste e quando achar uma ilha vazia, com outra com uma casa do lado você já está perto e basta surfar mais um pouco pra baixo e para a direita e irá achar a ilha. Caso você se perca use o Mapa na Pokenav.
Mossdeep City
Siga para o Ginásio dessa cidade. Aqui você encontra alguns tapetes que fazem com que você mude a posição dos lutadores do ginásio. Também há aqui alguns Teleportadores Vá pisando nos tapetes de diferentes cores até achar a posição apropriada que te deixe passar. Vá fazendo isso até passar por várias portas e chegar até as líderes de Ginásio. Sim, é a ¿primeira¿ batalha 2x2 (mais tarde você vai saber porque).
Ginásio de Mossdeep:
Os Pokémons de grama têm vantagem sobre os psíquicos, mas Solrock, um dos Pokémons das líderes do Ginásio, conhece Flamethrower. Por isso, é melhor confiar em seus Pokémons mais fortes e esquecer as vantagens e desvantagens. Só evite Pokémons lutadores. Se quiser apelar, use Pokémons aquáticos. Ganhe o direito de usar Dive fora das batalhas. Agora recupere seus pokemons e vá direto para a Base de lançamento (aquele prédio alto na direita da cidade) no caminho você verá um bando de Magmas conversando e indo a direção ao prédio. Vamos a luta. Entre no prédio e vá lutando com todos até chegar a o segundo andar. Quando chegar lá você cairá em uma ¿emboscada¿ aonde três membros irão te cercar e você terá de batalhar com os 3!!!! Mas não é muito difícil não, pois cada um só tem um único pokémon. Lá também estarão um Magma Admin e o líder dos Magmas e Steven precisa de sua ajuda...Essa é sua primeira batalha verdadeiramente 2 vs 2.. Steven mandará você escolher três pokémons, pois será uma melhor de 3. Você e Steven irão lutar contra os dois adversários. Quando vencerem eles irão embora. Agora vá até a casa de Steven (na mesma ilha). Ele estará te esperando e te dará o HM 8 - DIVE a maneira de ir por debaixo d¿água que você precisava.
Depois, use Surf na parte sul da cidade até encontrar um grande círculo de água mais escura. Nesse local, use Dive e encontre, no fundo do Oceano, uma entrada para Seafloor Cavern. Você verá que tem um submarino logo depois na entrada da caverna submarina. Se não tiver é sinal de que você chegou a Sootopolis. Aproveite e vá ao Pokémon Center para depois poder vir para cá só usando FLY. Se for realmente Sootopolis, saia dali usando dive e surf e vá surfando para a direita até achar uma grande mancha escura no Oceano. Use Dive e vá seguindo até achar a caverna.
Seafloor Cave:
Siga sempre em frente, resolvendo os quebra-cabeças pelo caminho até encontrar Kyogre adormecido. Quando você chegar, logo atrás chega a Equipe Aqua. Enfrente seu líder até derrotá-lo, mas, mesmo assim, uma luz vermelha surge, e o Pokémon raro irá despertar e uma tragédia acontece. Com os dois guardiões acordados, ambos disputam o domínio do tempo, então de vez em quando chove forte, de vez em quando raios de sol intensos. Isso fará com que todo mundo sofra conseqüências irremediáveis, então você tem de impedir isso.Logo depois que você vencer o líder dos Aqua, chega a Equipe Magma. Os dois líderes conversam e te levam até um banco de areia no meio do oceano e depois de muita conversa, e vão para algum lugar (você verá depois). Steven diz que as respostas devem estar em Sootopolis. Siga para lá. Para não se perder, procure a localização da cidade no Pókenav. Como ela é uma cidade rodeada por montanhas, você deverá usar Dive na água escura ao redor dela e entrar por uma entrada submersa.Assim que você chega, se depara com a batalha de Groudon e Kyogre. Encontre Steven aqui. Ele te mandará encontrar Wallace o ex-líder do ginásio de Sootopolis na Cave of Origin. Lá, você deve encontrar Wallace. Ele te fará uma pergunta diga Sky Pillar. Agora Wallace diz que você deve acordar o terceiro guardião para salvar o mundo.
Então essa é sua hora de fazer a diferença. Vá surfando até o SKY PILLAR (agora você não precisará de MACH BIKE, pois o chão ainda não está quebradiço) Você encontrará Wallace novamente (nessa hora começará a chover e aparecerem fortes raios de sol) ele te mostrará a entrada do pilar, mas diz que não pode ir com você e some. Suba até o último andar e acorde Rayquaza. Agora volte até Sootopolis e assista a cena . Nela , Rayquaza aparece e coloca os dois guardiões para dormir de volta. Agora fale com os dois líderes das equipes e eles irão embora. Quando eles forem embora, fale com Wallace e ganhe o HM 7- Watterfall. Agora siga para o último ginásio...
Ginásio de Sootopolis:
Para avançar neste Ginásio, você deverá ir pisando no gelo, que trinca após o primeiro passo e quebra no segundo. O objetivo é que todos os pedaços estejam trincados, para abrir a passagem para a próxima sala. Mas para isso, você deve terminar sempre na frente da passagem para a próxima sala, ou o chão se quebrará ao tentar chegar lá. Contra os Pokémons de água e gelo, use Pokémons do tipo elétrico. Se o seu time estiver bem treinado, vai ser uma das mais fáceis batalhas de Ginásio até aqui. Ganhe o direito de usar Waterfall fora das batalhas. Agora, você tem todas as oito insígnias que precisa para entrar na Liga Houen, o desafio final para todos os treinadores. Siga para Ever Grande.
Ever Grande City:
Tenha todas as habilidades especiais em seus Pokémons, pois você vai precisar agora. Passe pela cachoeira usando Waterfall e vá seguindo em frente, até chegar ao desafio. Enfrente Wally pela última vez antes de poder sair da caverna. A partir daqui, tenha certeza que todos os Pokémons de seu time estão em um nível superior a 50 e que você tem um time equilibrado. Cure-se, salve, e parta para o desafio da Elite 4...
Elite dos 4 em Emerald:
Sidney
Contra os Pokémons do tipo noturno, use Pokémons lutadores, metálicos e insetos. Evite psíquico, já que seus golpes não causam danos neles. Derrotando-o, siga até... ]
Phoebe
Contra fantasmas, use pokémons do tipo inseto ou noturno. Evite Pokémons do tipo normal ou com ataques físicos. Derrotando-a, siga até...
Glacia.
Use Pokémons do tipo lutador e metálico. Evite dragões, voadores, terrestres ou plantas. Derrotando-a, siga até...
Drake
Use Pokémons de gelo contra dragões. Se quiser arriscar, use um do tipo dragão também e tente ser mais rápido que os Pokémons de Drake. Derrotando-o, você terá derrotado a Elite 4, restando apenas o atual campeão à sua frente.
Aqui chega a maior surpresa para os jogadores de R/S. O campeão da liga não é mais Steven. Agora é Wallace, o antigo líder do ginásio de SOOTOPOLIS!
Finalmente você descobre aonde Wallace veio parar. Agora outra pessoa nos deixou preocupado. Mas ele está bem. Depois de tudo, essa batalha será muito árdua. Tente atacar com Pokémons elétricos. Evite Pokémons voadores ou pedra. Derrotando-o, você será consagrado o novo campeão da liga e terá seu nome gravado no Hall da Fama. Parabéns! Agora se você pensa que acabou, está enganado! Ainda há muito que fazer:
Illusion Pillar:
Esse é aquele pilar de areia na entrada sul do deserto de areia vindo de MAUVILLE. Você se verá de cara uma torre. Antes de entrar nela pegue uma MACH BIKE você vai precisar para passar pelo chão quebradiço. Fora isso não tem muito o que explicar. Apenas vá subindo até o topo. Escolha um fóssil. Logo depois de escolher a torre irá desmoronar junto com o outro fóssil.
Desert Underground:
Agora se você quer pegar o outro fóssil vá para FALLARBOR e siga para a ultima casa à esquerda e acima da cidade. Aquela casa onde tem um garotinho do lado de um buraco na parede e que no final tinha um homem escavando. Se você já tiver pegado o fóssil no illusion pilar essa passagem estará aberta. Vá seguindo em frente sempre até achar o outro fóssil.
O Verdadeiro Campeão:
Com Wallace se tornando o novo campeão da liga, muitos se perguntaram o que teria acontecido com Steven. Simples ele é como um Ash das versões G/S/C. Ele está em um ¿quarto¿ no METEOR FALLS. É só você usar surf depois watterfal e explorar um pouco por ali até achar Steven. Ele está em uma parte que só abre depois que você vence a elite 4.
Iniciantes do Johto:
Apos você completar a POKEDÉX da região de Houen, o Prof. Birch irá lhe chamar ao seu laboratório dizendo que encontrou alguns pokémons exóticos de outra região. Esses são os iniciantes da região Johto. Você terá direito de escolher apenas um deles.
Siga para seu quarto para acertar o relógio. Feito isso vá à casa do seu rival e você verá uma pokéball tente pegá-la e seu rival virá falar com você. Depois siga para salvar o Prof. Birch que está sendo perseguido por um Zigzagon. Aqui você escolhe o pokémon para lutar contra o Zigzagon, e esse pokémon será seu inicial.
Oldale Town:
Você não tem nada a fazer aqui a não ser pegar algumas potions e comprar algumas pokeballs a mais no PokéMart (mais tarde). Mas você não pode ir para a próxima cidade. Então vá para o note e enfrente seu rival. Agora volte para Litlleroot e fale com o Prf. Birch e ganhe a pokédex e algumas pokéballs. Agora você ganhará os Running Shoes de sua mãe. Então pegue alguns pokémons, vá para esquerda em Oldale, e vá para Petalburg.
Petalburg City:
Aqui está o Ginásio de seu pai. Entre e converse com ele, ele lhe dirá que você tem que se tornar mais forte e pegar primeiro quatro insígnias para enfrentá-lo. Um garoto chamado Wally irá entrar e seu pai vai pedir para você verificar se ele consegue pegar um pokémon apropriadamente. Depois disso antes de sair da cidade um homem chamado Scott aparecerá (ele vai aparecer sempre que você ganhar uma insígnia a partir de agora).
Agora siga para a cidade de Rustboro passando pelas Petalburg Woods. Lá você encontrará um homem que virá falar com você e logo aparecerá um membro da equipe AQUA e irá lutar com você (Pochyena lv. 9).
Tenha um pokémon acima do level 10 e você o vencerá facilmente. Depois de vencer, o homem lhe dará uma Great Ball. Continue. No caminho você terá sua primeira batalha 2 vs 2. Siga até chegar a Rustboro.
Rustboro City:
Vá para o Pokémon Center, para curar seus Pokémons. Ao lado dele há uma casa onde um Homem lhe dará o HM 01 ¿ Cut, mas você precisa ter a primeira insígnia. E como o próximo ginásio está nesta mesma cidade (e não oferece dificuldade alguma), vamos a ele.
Ginásio de Rustboro:
Para este Ginásio, os Pokémons de água, grama e lutador têm muita vantagem. Evite os do tipo Inseto, fogo e normal. Quanto mais golpes especiais (baseados em elementos), melhor. Ao vencer, ganhe o direito de usar Cut fora das batalhas e cortar certas árvores. Ao sair do Ginásio, aquele homem que te deu a Great Ball que na verdade é da Devon Corp, será roubado, siga-o e ele pedirá sua ajuda.
Vá até a caverna na Route 116 e enfrente um membro da Equipe Aqua (Pochyena lv11) para salvar o wingul (pecko) do velho marinheiro que estava na porta de fora da caverna. Volte para a cidade e você receberá do dono da Devon Corp. a PókeNav. Porém, você terá de fazer duas entregas.Quando você sair da Devon Corp. um cientista virá e te mandará ligar de sua Pókenav (que agora tem essa propriedade. Mesma coisa que o celular na pokégear das versões G/S/C). A primeira encomenda é uma carta para Steven, o filho do dono da corporação. Volte para a praia entre Petalburg e Rustboro, mas antes de sair de Rustboro você encontrará novamente com seu rival.
Daí siga para a casa naquela praia e fale com o velho marinheiro do qual você salvou o wingul, e você será levado para Dewford Town.
Dewford Town:
Primeiro, fale com o homem na casa perto do barco para ganhar a Silk Scarf. Depois fale com o homem dentro da última casa, abaixo e a direita para ganhar a Old Rod.Agora que você chegou na cidade, siga para o ginásio.
Ginásio de Dewford:
Contra Pokémons lutadores, as melhores opções são os pokémons psíquicos. Pokémons voadores também são uma boa idéia nessa batalha. Finalize as batalhas rapidamente para evitar contratempos. Ganhe o direito de usar Flash fora das batalhas. Após mais uma insígnia, siga para a Granite Cave.
Granite Cave:
Fale com o homem na entrada e pegue o HM 05 -Flash. Siga em frente e explore a caverna até encontrar Steven e entregar-lhe a primeira encomenda e também receber o TM 47 que contém Stell Wing. Volte para Dewford, pegue o barco novamente e siga para Slateport.
Slateport City:
Na praia, batalhe para ganhar experiência e vá naquela casa. Lá batalhe com os treinadores e fale com o dono para receber itens de recuperação. Vá ao Pokémon Center, mas no caminho verá um monte de membros da Equipe Aqua na porta do museu. Vá até a grande construção cheia de barcos do lado de fora. Fale com Dock, que está vendo alguns projetos e então volte até o museu. Você verá um monte de membros da Equipe Aqua no museu. Um deles te dará o TM 46- Thief. Encontre o Capitão Stern no segundo andar, faça sua entrega e enfrente dois membros da Equipe AQUA (carvanha lv 15 e o outro têm um zubat lv 14 e outro carvanha lv 14). Não será muito difícil vencer se você tiver um pokémon no level 20. Aqui Scoot virá convencer novamente. E se você tentar entrar no que seria o antigo contest verá que agora é um Battle Tent (o único pokémon contest do jogo está em Lylicove). Hora de parar com as entregas. Antes de sair, compre um Habor Mail no PokeMart de Slateport. Siga para Mauville. No caminho Prof. Birch virá para lhe falar algo, mas não é nada de importante. Vai ter também a Trick House. Lute com seu rival mais uma vez e ganhe o Itemfinder. Agora você pode seguir livre para Mauville
.
Mauville City:
Logo que chegar, entre na primeira casa e entregue o Harbor Mail para a menina e ganhe a Coin Case. Depois vá na casa do lado do PokéMart e pegue o HM 06 - Rock Smash. Vá até a loja de bicicletas e escolha entre um dos dois modelos. Batalhe contra Wally e Scoot virá novamente. Depois do falatório entre no Ginásio.
Ginásio de Mauville:
Libere as cercas elétricas e vá avançando até chegar ao líder do Ginásio. Use Pokémons terrestres contra os Pokémons elétricos. Todos os Pokémons iniciais ajudam aqui: Treecko resiste à eletricidade, Mudkip se torna um híbrido água/terrestre quando evolui e Torchic pode usar suas técnicas de fogo nos tipos elétrico/metal. Cuidado com os golpes que paralisam. Ganhe o direito de usar Rock Smash fora das batalhas. Acabando com suas obrigações, siga para a esquerda em direção a Vendanturf. No caminho você também encontrará o Day Care Center.
Vendanturf Town:
Nada de mais, apenas use a habilidade Rock Smash na caverna para liberar caminho entre Vendanturf e Rustboro, conseguindo, assim, o HM 04 - Strength. Volte para Mauville e siga para o norte para Fallabor. No caminho tem a família Winstrade e, no Mt. Chimney, você vai encontrar o Cable Car onde terão dois membros da Equipe Magma na frente impedindo a passagem. Quando passar da caverna fale com o garoto perto da arvore para ganhar o TM 43 que tem o Secret Power para você fazer suas bases secretas. Na rota para a cidade, você encontrará uma chuva de cinzas e um cara numa casa vai te dar o Soot Sack para pegar cinzas e trocar por itens. Agora, para Fallarbor.
Fallabor Town:
Chegando aqui você não terá nada pra fazer agora a não ser falar com Lannete à mulher que está na frente do PC do Centro pokémon para que seu PC de pokémons ganhe umas propriedades a mais. Agora siga para a esquerda e vá pela parte rochosa até achar a entrada de Meteoro Falls
.
Meteoro Falls:
Aqui você encontra a Equipe Magma tentando roubar um meteorito. Então, a Equipe Aqua chega, se mostrando como os mocinhos da história, mas mesmo assim eles fogem com o meteorito. Após isso, siga para o mesmo caminho que eles (de volta para Fallabor) e continue até voltar ao Cable Car que não está mais com os dois Magmas no caminho. Então suba e vá para o Mt. Chimney.
Mt. Chimney:
Vá até o topo da montanha com o Cable Car e encontre as duas equipes se enfrentando. Enfrente alguns membros da Equipe Magma e, depois, o líder dos Magmas.
Líder da Equipe Magma:
Derrote-o e o líder dos Aqua. Ele virá e falará com você, mas não é nada demais. Depois disso todos fugirão. Pegue o meteorito, para mais tarde devolvê-lo para Cozmo, em Fallabor. Agora o caminho que estava sendo bloqueado pelos dois rivais de equipe estará livre e você poderá descer até Lavaridge. Enquanto estiver descendo você verá um Magma de frente para uma parede. Lute com ele, mas lembre bem desse exato local. Você verá o por que disso depois. Continue seguindo Para Lavaridge.
Lavaridge City:
Fale com a mulher em frente á fonte térmica e pegue um ovo com, para chocar em um Wynaut a pré-evoluçao do Wobuffet. Agora ao ginásio
Ginásio de Lavaridge:
Vá seguindo por entre os poços de água termal, entrando em um e saindo em outro. Mais adiante, alguns treinadores irão sair dos poços se esse for o que não lhe servira. Decore as entradas e saídas e encontre seu caminho até o Líder de Ginásio. Tente levar pokémons aquáticos(se tiver começado com o Mudkip, melhor ainda).
Quanto mais golpes aquáticos, melhor será seu desempenho, ainda mais se forem fortes. Evite tipos planta e metálico para não ter contratempos. Ganhe o direito de usar Strength fora das batalhas. Saindo do Ginásio, encontre seu rival e pegue com ele o Go-Googles, podendo agora visitar o deserto. . Passe por lá antes de voltar, para pegar um dos fósseis de Pokémons pré-históricos numa Torre de areia logo na entrada sul do deserto (mas para isso você precisará da Mach Bike. Você terá de ir até o topo passando com a Mach Bike pelo chão quebradiço). Quando chegar no topo você só poderá pegar um deles, e quando fizer isso você cairá da torre e ela desmoronará enquanto o outro será tragado pela areia (veremos com mais detalhes depois). Suas escolhas são um Root Fóssil (revivido em um Lileep pedra/grama) ou um Claw Fóssil (revivido em um Anorith pedra/inseto). Escolha um (mas isso não terá importância pois depois de você vencer a liga você poderá pegar o outro). Agora vamos enfrentar um longo caminho até Petalburg. Volte para Malville. De lá ao invés de seguir para o sul para ir até Slateport vá para a esquerda seguindo para Verdanturf. De lá passe pela caverna que você desbloqueou e vá para Rustboro. Já encurtou muito o caminho pra quem ia dar a volta por Slateport e Dewford. Então passe pela floresta e volte para Petalburg agora que Você já tem 4 insígnias.
Petalburg City:
Lembra-se que seu pai é o líder de Ginásio aqui e você só poderia enfrentá-lo quando estivesse mais forte? Pois esta é a hora...
Aqui, existe uma série de salas a escolher, onde os treinadores usam diversos tipos de itens que aumentam as habilidades dos Pokémons nas lutas. Faça seu caminho até Norman por entre as salas. Contra Pokémons normais, nem tente usar Pokémons Fantasmas. Vá com Pokémons Lutadores e tudo será resolvido rapidamente. Quando ganhar, consiga o direito de usar Surf fora das batalhas.
Logo após a batalha o Pai de Wally virá , te levará até sua casa e lhe dará o HM 03 - Surf. Automaticamente ensine a técnica a um Pokémon de sua preferência para poder viajar pelas águas. Volte a Mauville (lembre-se de usar bastante a nova habilidade) e de lá, você usará Surf para chegar ao Weather Institute, mas primeiro, você poderia ajudar Wattson a recuperar a energia reserva da cidade? Vá até o lugar chamado New Maville, desligue a máquina e pode seguir viagem.
Weather Institute:
Alguns membros da Equipe Aqua estão causando problemas aqui e tem 2 no caminho da ponte. Entre no prédio. Derrote os primeiros do andar de baixo e suba. Acabe de derrotar o resto até chegar na líder.
Aqua Admin
Acabe com ela também e ganhe um Castform dos pesquisadores daqui. Esse Pokémon especial muda de forma conforme o clima onde você está. Aproveite para descansar seus pokemons dormindo na cama no primeiro andar do prédio. Agora os Aquas não estarão, mas no caminho siga então para Fortree, tendo antes que batalhar contra seu rival. Ao derrotá-lo, ele lhe dará o HM 02 - Fly. Scoot chega e te fala algo (como sempre nada de importante).
Fortree City:
Por enquanto, você não pode ainda acessar o Ginásio local, pois algo bloqueia sua entrada. Siga em frente até encontrar Steven novamente, em outro local onde você não pode avançar. Ele irá lhe perguntar se você está pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um Kecleon, revelado com o poder da Devon Scope. Aproveite para captura-lo se quiser. Ao derrotá-lo, você ganha a Devon Scope, que você pode usar para revelar outro Kecleon que bloqueia a entrada do Ginásio (porém esse você não poderá capturar pois ele foge).
Ginásio de Fortree:
Frite as penas dos Pokémons pássaros com um tipo elétrico. Evite insetos e golpes do tipo solo. Ganhe o direito de usar Fly fora das batalhas.Agora vá seguindo para Lilycove. Vá seguindo até a Rota 121 e você verá 3 membros da Equipe Aqua conversando e quando você chegar eles vão seguir até o MT. Pyre. Siga-os. Use Surf até o Mt. Pyre.
Dê a volta usando surf e entre no Buraco (entrada) que tem no lugar. Vá em frente e então entre na primeira porta da esquerda para sair do ¿prédio¿ e ir para fora. Vá subindo o monte e avançando até encontrar os Aquas. Vença todos até chegar ao líder, que está roubando a Red Orb, e fugindo. A velha lhe dirá que a Equipe Magma passou lá há algum tempo e tinha roubado a outra orb, a Blue Orb. É nessa parte que muitos jogadores das versões anteriores se enrolaram. A velha te dará o Magma Symbol. Você lembra daquele ¿exato local¿ que eu falei, naquela parte indo para Lavaridge? Então volte pra lá. Mas primeiro, siga para Lylicove, ou você vai ter que fazer o caminho todo de novo.
Esconderijo da Equipe Magma:
Agora siga até o Cable Car vá até onde ele te leva e de lá vá em direção a Lavaridge. Quando você chegar lá, a passagem se abrirá. Vá seguindo e derrotando os Magmas até encontrar um lugar onde está o líder. Porém... Além do líder lá está também o guardião Groudon... Quando você for falar com o Líder uma luz começará a crescer e então Groudon que até agora estava adormecido, vai despertar. Logo depois ele irá desaparecer. Lute com o Líder dos Magmas. Agora saia daí e vá para Slateport
.
Esconderijo da Equipe Aqua:
Quando chegar lá, o capitão Stern vai estar dando uma entrevista, quando de repente o líder da Equipe Aqua vai aparecer roubará um submarino. Agora vá para Lylicove. Você verá um monte de membros Aqua na cidade. Pode lutar com seu rival se quiser. Ele estará na frente da Loja de Departamentos. Agora vá para a praia e suba. Um Aqua estará bloqueando o caminho com alguns pokemons. Agora use surf e entre na caverna que está um pouco acima da praia. Esse é o esconderijo da Equipe Aqua. Explore o lugar se teleportando de um lugar para o outro com os teleportadores. Continue até chegar num lugar em que estará um Aqua virado para a água e quando você se aproximar ele verá você.
Aqua Admin:
Então batalhe com ele e quando vencer você verá a sombra do submarino fugindo de novo. A única maneira de pegar eles é achando um jeito de ir por debaixo d¿agua. Agora saia de lá pelo teleportador de baixo. Antes de sair de vez do lugar explore o local, pois lá esta uma das Master Balls que você encontrará no jogo. Siga em frente até encontrar uma sala com quatro pokéball no chão, duas delas são Electrodes, uma delas é um Nugget e por último, a Master Ball. Tenha certeza de que pegou a Master Ball. Agora saia e siga pelo oceano até Mossdeep. Vá seguindo para leste e quando achar uma ilha vazia, com outra com uma casa do lado você já está perto e basta surfar mais um pouco pra baixo e para a direita e irá achar a ilha. Caso você se perca use o Mapa na Pokenav.
Mossdeep City
Siga para o Ginásio dessa cidade. Aqui você encontra alguns tapetes que fazem com que você mude a posição dos lutadores do ginásio. Também há aqui alguns Teleportadores Vá pisando nos tapetes de diferentes cores até achar a posição apropriada que te deixe passar. Vá fazendo isso até passar por várias portas e chegar até as líderes de Ginásio. Sim, é a ¿primeira¿ batalha 2x2 (mais tarde você vai saber porque).
Ginásio de Mossdeep:
Os Pokémons de grama têm vantagem sobre os psíquicos, mas Solrock, um dos Pokémons das líderes do Ginásio, conhece Flamethrower. Por isso, é melhor confiar em seus Pokémons mais fortes e esquecer as vantagens e desvantagens. Só evite Pokémons lutadores. Se quiser apelar, use Pokémons aquáticos. Ganhe o direito de usar Dive fora das batalhas. Agora recupere seus pokemons e vá direto para a Base de lançamento (aquele prédio alto na direita da cidade) no caminho você verá um bando de Magmas conversando e indo a direção ao prédio. Vamos a luta. Entre no prédio e vá lutando com todos até chegar a o segundo andar. Quando chegar lá você cairá em uma ¿emboscada¿ aonde três membros irão te cercar e você terá de batalhar com os 3!!!! Mas não é muito difícil não, pois cada um só tem um único pokémon. Lá também estarão um Magma Admin e o líder dos Magmas e Steven precisa de sua ajuda...Essa é sua primeira batalha verdadeiramente 2 vs 2.. Steven mandará você escolher três pokémons, pois será uma melhor de 3. Você e Steven irão lutar contra os dois adversários. Quando vencerem eles irão embora. Agora vá até a casa de Steven (na mesma ilha). Ele estará te esperando e te dará o HM 8 - DIVE a maneira de ir por debaixo d¿água que você precisava.
Depois, use Surf na parte sul da cidade até encontrar um grande círculo de água mais escura. Nesse local, use Dive e encontre, no fundo do Oceano, uma entrada para Seafloor Cavern. Você verá que tem um submarino logo depois na entrada da caverna submarina. Se não tiver é sinal de que você chegou a Sootopolis. Aproveite e vá ao Pokémon Center para depois poder vir para cá só usando FLY. Se for realmente Sootopolis, saia dali usando dive e surf e vá surfando para a direita até achar uma grande mancha escura no Oceano. Use Dive e vá seguindo até achar a caverna.
Seafloor Cave:
Siga sempre em frente, resolvendo os quebra-cabeças pelo caminho até encontrar Kyogre adormecido. Quando você chegar, logo atrás chega a Equipe Aqua. Enfrente seu líder até derrotá-lo, mas, mesmo assim, uma luz vermelha surge, e o Pokémon raro irá despertar e uma tragédia acontece. Com os dois guardiões acordados, ambos disputam o domínio do tempo, então de vez em quando chove forte, de vez em quando raios de sol intensos. Isso fará com que todo mundo sofra conseqüências irremediáveis, então você tem de impedir isso.Logo depois que você vencer o líder dos Aqua, chega a Equipe Magma. Os dois líderes conversam e te levam até um banco de areia no meio do oceano e depois de muita conversa, e vão para algum lugar (você verá depois). Steven diz que as respostas devem estar em Sootopolis. Siga para lá. Para não se perder, procure a localização da cidade no Pókenav. Como ela é uma cidade rodeada por montanhas, você deverá usar Dive na água escura ao redor dela e entrar por uma entrada submersa.Assim que você chega, se depara com a batalha de Groudon e Kyogre. Encontre Steven aqui. Ele te mandará encontrar Wallace o ex-líder do ginásio de Sootopolis na Cave of Origin. Lá, você deve encontrar Wallace. Ele te fará uma pergunta diga Sky Pillar. Agora Wallace diz que você deve acordar o terceiro guardião para salvar o mundo.
Então essa é sua hora de fazer a diferença. Vá surfando até o SKY PILLAR (agora você não precisará de MACH BIKE, pois o chão ainda não está quebradiço) Você encontrará Wallace novamente (nessa hora começará a chover e aparecerem fortes raios de sol) ele te mostrará a entrada do pilar, mas diz que não pode ir com você e some. Suba até o último andar e acorde Rayquaza. Agora volte até Sootopolis e assista a cena . Nela , Rayquaza aparece e coloca os dois guardiões para dormir de volta. Agora fale com os dois líderes das equipes e eles irão embora. Quando eles forem embora, fale com Wallace e ganhe o HM 7- Watterfall. Agora siga para o último ginásio...
Ginásio de Sootopolis:
Para avançar neste Ginásio, você deverá ir pisando no gelo, que trinca após o primeiro passo e quebra no segundo. O objetivo é que todos os pedaços estejam trincados, para abrir a passagem para a próxima sala. Mas para isso, você deve terminar sempre na frente da passagem para a próxima sala, ou o chão se quebrará ao tentar chegar lá. Contra os Pokémons de água e gelo, use Pokémons do tipo elétrico. Se o seu time estiver bem treinado, vai ser uma das mais fáceis batalhas de Ginásio até aqui. Ganhe o direito de usar Waterfall fora das batalhas. Agora, você tem todas as oito insígnias que precisa para entrar na Liga Houen, o desafio final para todos os treinadores. Siga para Ever Grande.
Ever Grande City:
Tenha todas as habilidades especiais em seus Pokémons, pois você vai precisar agora. Passe pela cachoeira usando Waterfall e vá seguindo em frente, até chegar ao desafio. Enfrente Wally pela última vez antes de poder sair da caverna. A partir daqui, tenha certeza que todos os Pokémons de seu time estão em um nível superior a 50 e que você tem um time equilibrado. Cure-se, salve, e parta para o desafio da Elite 4...
Elite dos 4 em Emerald:
Sidney
Contra os Pokémons do tipo noturno, use Pokémons lutadores, metálicos e insetos. Evite psíquico, já que seus golpes não causam danos neles. Derrotando-o, siga até... ]
Phoebe
Contra fantasmas, use pokémons do tipo inseto ou noturno. Evite Pokémons do tipo normal ou com ataques físicos. Derrotando-a, siga até...
Glacia.
Use Pokémons do tipo lutador e metálico. Evite dragões, voadores, terrestres ou plantas. Derrotando-a, siga até...
Drake
Use Pokémons de gelo contra dragões. Se quiser arriscar, use um do tipo dragão também e tente ser mais rápido que os Pokémons de Drake. Derrotando-o, você terá derrotado a Elite 4, restando apenas o atual campeão à sua frente.
Aqui chega a maior surpresa para os jogadores de R/S. O campeão da liga não é mais Steven. Agora é Wallace, o antigo líder do ginásio de SOOTOPOLIS!
Finalmente você descobre aonde Wallace veio parar. Agora outra pessoa nos deixou preocupado. Mas ele está bem. Depois de tudo, essa batalha será muito árdua. Tente atacar com Pokémons elétricos. Evite Pokémons voadores ou pedra. Derrotando-o, você será consagrado o novo campeão da liga e terá seu nome gravado no Hall da Fama. Parabéns! Agora se você pensa que acabou, está enganado! Ainda há muito que fazer:
Illusion Pillar:
Esse é aquele pilar de areia na entrada sul do deserto de areia vindo de MAUVILLE. Você se verá de cara uma torre. Antes de entrar nela pegue uma MACH BIKE você vai precisar para passar pelo chão quebradiço. Fora isso não tem muito o que explicar. Apenas vá subindo até o topo. Escolha um fóssil. Logo depois de escolher a torre irá desmoronar junto com o outro fóssil.
Desert Underground:
Agora se você quer pegar o outro fóssil vá para FALLARBOR e siga para a ultima casa à esquerda e acima da cidade. Aquela casa onde tem um garotinho do lado de um buraco na parede e que no final tinha um homem escavando. Se você já tiver pegado o fóssil no illusion pilar essa passagem estará aberta. Vá seguindo em frente sempre até achar o outro fóssil.
O Verdadeiro Campeão:
Com Wallace se tornando o novo campeão da liga, muitos se perguntaram o que teria acontecido com Steven. Simples ele é como um Ash das versões G/S/C. Ele está em um ¿quarto¿ no METEOR FALLS. É só você usar surf depois watterfal e explorar um pouco por ali até achar Steven. Ele está em uma parte que só abre depois que você vence a elite 4.
Iniciantes do Johto:
Apos você completar a POKEDÉX da região de Houen, o Prof. Birch irá lhe chamar ao seu laboratório dizendo que encontrou alguns pokémons exóticos de outra região. Esses são os iniciantes da região Johto. Você terá direito de escolher apenas um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário